Inicial > Twitter > Série Análise de aplicativos para o Twitter – Power Twitter

Série Análise de aplicativos para o Twitter – Power Twitter

Inaugurando a “Série Análise de aplicativos para o Twitter”, série de posts que visa a análise de aplicatrivos para o Twitter, caso o nome não tenha sido claro o bastante. Nessa empreitada pretendo mostrar os mais úteis e os mais inúteis aplicativos que encontramos por aí pela internet. Antes de qualquer coisa tenho cá uma má notícia aos iPhoneros, BlackBerrieros e Androideros: Eu uso o Windows Mobile então a merda com o SO de vocês, só vou fazer análise de aplicativos para Desktop e WM certo, mano?

Começando aqui então com um complemento para o Mozzila Firefox que eu instalei a pouco tempo atrás e estou adorando, esse é um dos úteis. O nome é Power Twitter, é um daqueles complementos que basta instalar direto n0 Firefox e ele já está funcionando, nesse caso, ele altera o código fonte do Twitter, adicionando uma pancada de novas opções de visualização e compartilhamento. O aplicativo consegue adicionar algumas funções interessantes a simplicidade da página do Twitter, sem tirar a rusticidade, ou seja, é o mesmo Twitter de sempre, sem grandes mudanças no layout e sem grandes mudanças no jeitão simplista do site.

A primeira coisa que se nota, além do logo levemente alterado, são esses 4 botõezinhos a mais em cima da caixa dos What’s Happening:

Post Photo – o nome é auto-explicativo, clicando no botão, aparece uma janelinha no canto esquerdo da tela pedindo para escolher qual site de image host você prefere, e lá uma lista com os mais famosos do Twitter: TwitPic, yFrog, TweetPhoto, etc.. Feito sua escolha, agora não é mais necessário ir até o site de image host para hospedar a imagem, você pode fazer isso pelo próprio Twitter, clicando no Post Photo e escolhendo um arquivo do seu computador. A imagem é postada no site e automaticamente twitada. Cool!
Shorten Link – outro nome auto-explicativo, clicando no botão, aparece um mini-janelinha pedindo o link para ser encurtado, e logo em seguida ele aparece na caixinha do What’s Happening. Como crítica, é um recurso meio lento, fiz o teste e enquanto o Power Twitter gera um mini-link, eu abro o bit.ly e encurto três rapidinho.
Your Mood? e Today’s Question – essas duas opções são o reflexo do desnecessário, uma delas te pergunta qual o seu humor no momento e gera um tweeet com uma hashtag bem tosca, e uma mensagem sobre o seu humor. O Today’s Question é basicamente o mesmo, todo dia tem uma pergunta diferente, que é a mesma pergunta para todo mundo que usa o PT. A intenção é você responder todo dia a Today’s Question e twittar sua resposta, junto com uma hashtag que é gerada automaticamente, e ver o que os outros responderam na mesma pergunta que você. Coisa de chimpanzé isso ái!

O que me atraiu muito no Power Twitter, é o fato de você poder utilizar um aplicativo que melhore o desempenho da sua twittagem no dia a dia, sem precisar utilizar um aplicativo terceiro, que é, muitas vezes, completamente diferente da simples e funcional página do Twitter. Eu tenho como hobbie testar um milhão de aplicativos no meu mobile, mas não gosto nem um pouco de aplicativos para o PC. A interface normalmente é completamente diferente do Twitter, quer dizer, eu me acostumei com a página do Twitter, me acostumei a abrir um browser da internet para twittar, simplesmente não rola abrir um programinha para isso, Twitter é na internet porra, não é um programa. E é por isso que o PT é tão brilhante, mantém a interface conhecida do Twitter, com recursos de um desses programas, talvez não tão completo, mas foda-se!
Me refiro a isso pois as mudanças são realmente poucas, na imagem ao lado nota-se mais quatro novas opções que filtram tweets abaixo das outras quatro que já conhecemos. A primeira delas Top Friends, que não passa de uma lista emq ue você adiciona seus twitteiros preferidos. Depois tem a Interesting, que filtra apenas os tweets com links ou imagens. Em terceiro o Facebook, que filtra tweets enviados em parceria com o Facebook. E por último, a hashtag #dailyquestion, que se refere ao botão inútil Today’s Question, explicado anteriormente.

A coisa mais legal de todas as coisas, é a visualização dos tweets com links, ou tweets com imagens e vídeos. Os links postados, aparecem em uma box separada, dentro do tweet, com o nome original da página destino (quanto tempo iam demorar para inventar isso?), e as imagens e vídeos podem ser visualizados no próprio tweet, sem necessidade de abrir o link. Embora esses dois recursos dêem a impressão de uma página meio bagunçada, é só impressão mesmo, usando por 10 minutos você já se acostuma e vai curtir bagaraio esse recurso.

E por último, um recurso também supimpa, mas de pouca funcionalidade. Passando o mouse no avatar de qualquer twittero na sua página mostra uma janelinha ao lado com os últimos tweets do usuário. É uma janela bem minúscula, e as palavras ficam todas embaralhadas, difícil de ler, não tão útil quanto parece.

Agora as bads! O aplicativo deixa o Twitter um pouco mais lento, embora isso só ocorra na página principal, ou seja, na sua Home. O que acontece é que o aplicativo só “existe” na página inicial, se visitar a página de um outro usuário, esta abrirá como uma página normal do Twitter, sem nenhum diferença, independente se o aplicativo está ligado ou não. Ou seja, os botões e recursos novos, só são utilizáveis na sua Home. O menu Settings, que fica totalmente camuflado no canto da tela, é bem inútil, não tem nenhum opção que possa de alguma forma personalizar ou aprimorar a experiência do PT, mas é possível desabilitar a visualização de alguns recursos mais inúteis. Quer coisa mais útil do que desligar o inútil?

Experimente você mesmo, clicando no segundo F da Fofoca!

  1. Nati
    09/03/2010 às 2:01 PM

    É bem mais inutil do que parece no texto….é ate meio bobo…..mas mesmo assim, depois de ler a critica, eu fui lá e testei….
    Genial….

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário